O absoluto da minha vida é Jesus Cristo. Ele é o meu Deus, o meu Senhor, o meu Salvador, o meu Mestre, o meu Modelo, o meu Amigo, o meu Irmão.


Na praia de Albandeira com a família, 27 de agosto de 2017, aos 61 anos (nasci em 8.8.56) - foto de Paulo André

A existência tem uma dimensão eterna. Vivê-la nos estreitos horizontes do materialismo é uma tragédia. Fomos criados por Deus e para Deus. Em Jesus Cristo somos reconciliados com esse plano eterno.

A INFLUÊNCIA DAS IGREJAS EVANGÉLICAS EM PORTUGAL DESDE O ESTADO NOVO À ACTUALIDADE

Notas da comunicação apresentada no ciclo de conferências organizado pela Casa da Cultura da Junta de Freguesia dos Olivais com o tema "Diálogos Inter-religiosos" na vertente do protestantismo, a 9 de dezembro de 2014. A apresentação incidiu sobre a centralidade da Bíblia e sua influência espiritual na sociedade (economia, tecnologia, ...), cultura (literacia, artes...) e política (liberdade de pensamento, culto e expressão / liberdade religiosa; direitos do homem; democracia; assistência social, abolição da escravatura e da segregação social...); a singularidade e exclusividade de Jesus Cristo (Deus entre nós pessoalmente e não uma religião, nem apenas um código ético, a graça e não as obras ou o negócio do religioso); a unidade na diversidade.

O Homem no Cruzamento das Tradições Religiosas: Convergência ou Dispersão

Comunicação apresentada na UAL - Universidade Autónoma de Lisboa a 13 de novembro de 2014.

DECLARAÇÃO SOBRE A POLÍTICA PARTIDÁRIA, A BÍBLIA, AS IGREJAS LOCAIS E O CRISTÃO

Uma reflexão sobre o momento atual que vivemos em Portugal, na Europa e no mundo, em termos sociais. Um protesto sobre a forma como os políticos tratam a coisa pública, principalmente os mais frágeis e vulneráveis. Um grito contra o neo-liberalismo que trata a pessoa como descartável. Uma recolha de alguns textos na Bíblia que nos inspiram e mobilizam enquanto igrejas locais e seguidores de Jesus individualmente, na contracorrente prática e diária.

JESUS CRISTO - O MELHOR DE TUDO

Uma reflexão sobre a essência de tudo o que creio. O evangelho, a boa notícia, a esperança da glória é Jesus Cristo. Por Ele somos feitos filhos de Deus, chegamos ao Pai e recebemos a presença em nós do Espírito Santo sendo templos e santuários da Sua habitação.

FILHOS DO ACASO?

Publicado em livro pela Editora da Aliança Evangélica Portuguesa.

HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA

Publicado no livro "Família de Famílias - 40 Anos de História", pela Assembleia de Deus Pentecostal em Benfica.

RAÍZES DA DIVERSIDADE RELIGIOSA EM PORTUGAL

Comunicação apresentada no Colóquio “Religiões, Diversidade e Não-Discriminação” organizado pela Estrutura de Missão do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos – por uma Sociedade Justa – 2007, da Presidência de Ministros – Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, a 19 de Outubro na Fundação Mário Soares.

DIVERSIDADE DE CULTURAS: UM DESAFIO

Comunicação apresentada na Conferência da Comissão Diocesana Justiça e Paz da Diocese de Leiria-Fátima sobre o tema, em 26 de Abril de 2007.

DESAFIO DA CONTEMPORANEIDADE AO MUNDO EVANGÉLICO

Comunicação apresentada na primeira sessão do ciclo de Conferências sobre o tema "Desafio da Contemporaneidade às Religiões" promovido pela Universidade Lusófona, em 13 de Abril de 2007.

COMPROMISSO SOCIAL DO CRISTÃO

Comunicação apresentada no âmbito da Semana Universal de Oração da Aliança Evangélica Portuguesa sob o tema geral "Viver Abundantemente", em Janeiro de 2006.

NEM FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO NEM FUNDAMENTALISMO LAICO

Comunicação apresentada no seminário promovido pelo Museu da Presidência da República sobre o tema "República e Religiões: Imagens da Convivência Inter-Confessional no 1º Século da República Portuguesa", a 16 de Dezembro de 2005.

CASAS DE DEUS

Texto sobre a comunicação apresentada na Conferência realizada pela Faculdade de Arquitectura a 15 de Novembro de 2005, sob o mesmo tema.

A REVELAÇÃO PESSOAL E ETERNA DE DEUS

Comunicação apresentada na conferência de encerramento do evento "A Bíblia Manuscrita" em Bragança, no auditório do Arquivo Distrital a 21 de Novembro de 2004.

FANÁTICO DA GRAÇA

Comunicação apresentada em representação da Aliança Evangélica Portuguesa nas 2ªs Jornadas Interconfessionais realizadas sob o tema genérico "Jesus, a Palavra Viva", no auditório da Fundação Eng. António de Almeida, na cidade do Porto, a 30 de Outubro de 2004.

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL

Comunicação apresentada no ciclo de Conferências "Aqui e Agora - Século XXI" da ASPEC (Associação de Profissionais e Empresários Cristãos) a 27 de Janeiro de 2004, no Auditório do Parque de Monsanto.

A INFLUÊNCIA SOCIAL DA IGREJA

Comunicação apresentada a 27 de Janeiro de 2005 no âmbito da CIECOS - Comunhão das Igrejas Evangélicas do Conselho de Sintra.

 

samuel@samuelpinheiro.com

atualizado em setembro 2015

[FrontPage Save Results Component]

Os temas abordados são interessantes? sim não